quinta-feira, 9 de julho de 2015

A Virgem Cristã na sua família e no mundo - Maria Luiza Chaveut.

CAPITULO VII
Meios de santificar cada dia da semana


A piedosa Marie-Denise de Marignac, que passou perto de cincoenta annos nas côrtes de França e de Saboia, empregou um meio engenhoso para se manter no fervor e se preservar da dissipação da côrte. Escolheu, para cada dia da semana, um texto differente do Evangelho, e .. procurou com elle occupar constantemente o seu espirito. Graças a esta piedosa pratica o espirito do mundo passou sobre o seu coração, 'como a chamma sobre as vestes dos tres menininos na fornalha, de que vos fala a Biblia. 1)

Fazei alguma coisa de semelhante, em vossas praticas de devoção. Proponde-vos para cada dia da semana uma intenção especial que desde pela manhã dareis a Deus, e para a qual fareis convergir todas as vossas Orações, todos os vossos sacrifícios. Esta variedade entreterá o vosso fervor, vos preservará da rotina, vos auxiliará
1 ) P. faber, Tudo Por Jesus.
a permanecer recolhida em Deus, no meio da! 5 agitações da vida do mundo. Mas a que intenções deveis consagrar cada dia da semana ? O melhor é consultar para isso vossa piedade, vosso coração. Todavia; podereis adoptar com utilidade as que vos são suggeridas nos Capitulos seguintes. Parece-nos estarem em relação com a missão que tendes a preencher no mundo e mui proprias a averiguar em vosso coração·o amor de Jesus Christo e das almas. Talvez estudando o plano que vos vae ser proposto, sereis tentada a dizer : «Não seria preferível eu, em vez de orar tanto pelos outros, occupar-me mais de mim mesma e offerecer a Deus satisfações por minhas proprias faltas ?» Não sabeis que a caridade cobre a multidão dos peccados ? Demais, não sois esquecida ; um dia da semana, a sexta-feira, vos é exclusivamente reservada : baste-vos isto ; dae de todo coração os outros seis dias a Deus e ao proximo. O egoísmo espiritual é um vil defeito, evitae-o. Tende um coração grande e generoso que pensa e dá muito aos outros e que sabe esquecer-se de si mesmo. Deus ama estes nobres corações. 

Oh ! evitae partilhar o sentimento daquellas pessoas a quem parece duro não orar muito por si. 1)
1 ) Santa Teresa, Caminho da perfeição, cap. IJI.'

Que a vossa oração não seja egoísta, esquecei-vos muito de vós mesma, para lembrar-vos de vossos irmãos. Lembrae-vos que a caridade dá asas á prece ; que a que ella inspira eleva-se rapida para o céu, e penetra, sem obstaculo, até ao cora'Ção de Deus, para d'ahi descer em chuvas de graças e de
bençams, não sómente sobre aqltelle por que é feita, mas, tambem, sobre quem de si se esqueceu jazendo-a. 1)

A piedosa rainha Maria Leckzinska acolhia com grande bondade todos os que lhe pediam soccorros, mas recebia com particular sympathia as solicitações feitas em favor de outros e dizia : " que não pede por si, tem para seu- attendido um duplo merito. Do mesmo modo Deus vos acolherá com particular bondade, quando vierdes supplicar pelo próximo.

Para animar-vos nesta dedicação lembrae-vos das palavras de vosso celeste· esposo a Santa Catharina de Senna : Pensa em mim, minha filha, e eu pensarei em ti. Sim, esquece-vos de vós mesma, e Jesus,tocado de vossa caridade, pensará em vós. Encarregar-se-á da grande obra de vossa santificação. Vossos interesses espirituaes não estarão melhor collocados em suas mãos do que nas vossas ?
I) Euch'aristia meditada, cap. IX. •

Devotae-vos a este apostolado secre­to da oração e do sacrifício. E' verdade que só terá por testemunha - Deus ; o mundo não verá o resultado, nem vós o vereis nesta vida ; mas, ao menos, o amor próprio não vos arrebatará o mérito. 

A exemplo dos apóstolos, lançae, vossa rêde para nella recolher almas. Durante a noite desta vida, parecer-vos-á que pescaes inutilmente, julgareis nada obter ; mas quando chegardes á celeste márgem· da eternidade, e que puxardes vossa rêde encontral-a-is, então, tão cheia de almas, que vos parecerá prestes a romper-se. 
        
E quando, feliz e admirada, vos lançardes, como S. Pedro, aos pés de Jesus, elle recompensará vossos trabalhos com estas palavras : segue-me. E seguireis o Cordeiro de Deus, não como o Apostolo no meio das fadigas, dos trabalhos, das miserias de nossa pobre terra, mas entre as alegrias,
as delicias, os arroubos ineffaveis da Santa Sião !

Fonte: Alexandria Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário