sexta-feira, 10 de julho de 2015

Meios de santificar cada dia da semana: Sexta-Feira

CAPITULO XII

Sexta-feira

Dia de Penitencia e de
humilhação

Fazei penitencia : o reino de Deus se aproxima .. foi esta uma das primeiras palavras de vosso Esposo no começo de sua vida apostólica e este preceito deve achar a sua aplicação espiritual.
De facto, o que sois diante de Deus ? Uma pobre pecadora ; uma criatura ingrata que se serviu de seus próprios dons para ofendel-o. 

Desde o triste dia em que cometestes o primeiro pecado em quantas
outras faltas tendes caído ! . . . Quantos pensamentos, quantas palavras, quantas ações culpadas ! . . . E verdade que esses pecados os foram perdoados no santo tribunal: mas vossa divida não está liquidada ; deveis pagar muito á justiça de . Deus por vós
ultrajada e é necessário satisfazel-a nesta ou na outra vida.

Nos seculos de fé viva, quando se compreendia melhor a malicia do pecado e os direitos da justiça divina, via-se os christãos imporem se rudes penitencias, empreender penosas peregrinações, fazer consideráveis esmolas - para expiar os próprios
pecados.

No nosso seculo, em que a fé é menos viva, o espírito de penitencia e de compunção diminuiu muito nas almas. Vós, porém,Virgem christan, guardai bem ardente no fundo de vosso coração este duplo
sentimento de ódio pelo mal e respeito para com Deus. Tomai o piedoso habito de fazer da sexta-feira um dia de reparação e de penitencia, e desde manhã oferecei ao Senhor todos os vossos tesouros espirituais em expiação de vossas faltas e pelas de todo o mundo. 

Praticai durante esse dia algumas mortificações especiais ; expiae também por meio de vossas ações ordinárias, fazendo-as em espírito de penitencia e em união com Jesus. 

Aplicai-vos em lucrar muitas indulgencias, multiplicai vossas boas obras e fazei uma esmola si isso vos fôr possível. Orae, nesse dia, com mais humildade, como convém a uma pecadora; fazei o santo exercício do caminho da Cruz, assisti piedosamente a missa e fazei um acto de reparação ao Coração de Jesus. Na missa ,sobretudo é que deveis vos humilhar. 

E na missa que encontraes o grande meio de expiar vossos pecados, unindo-vos a divina Victíma. A quem pertence o sangue do Esposo si não á' esposa ? . . . Vós o sabeis : a justiça divina quer ser satisfeita até ao fim. Si -não expiardes aqui na· terra tereis que expiar no purgatorioonde as torturas são medonhas. Oh ! não vos condeneis a gemer durante longos annos longe do supremo Bem ; antes aproveitai cada sexta-feira para que, ao sair deste mundo, possais lançar-vos nos braços de vosso celeste Esposo.

Que esta felicidade vos seja concedida pelos méritos de Jesus Christo ! . . .

Senhor, tende piedade de mim que
sou uma grande pecadora!

Fonte: Alexandria Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário