segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vi o meu Anjo.

3. O Pai do céu crucificado e Sua Santa Mãe

Ate aqui só conhecia o Papai do Céu de grandes barbas brancas como algodão. Não tinha ouvido falar nada daquele crucifixo; e, na minha ignorância, não gostava de olhar para ele, porque sentia uma espécie de horror e pena ''daquele homem'' que eu não conhecia.

Naquele tempo (1904) residia em Santa Vitória a família Reis, cujo último membro ainda vive, Dona Glória Reis, que abrira lá um colégio particular. Minhas irmãs mais velhas foram lá matriculadas e creio que daí partiram as relações de meus pais com essa família.

Certo dia, Dona mimosa Reis (mãe de D. Glória) foi à nossa casa. Meu irmãozinho Jandir, com poucos meses de idade, estava doente e D. Mimosa foi levada ao quarto da mamãe. Eu gostava muito desa senhora e, logo que pressentia a sua presença, corria ao seu encontro  não a deixava mais. Assim sucedeu nesse dia. Ouvi a voz de D. Mimosa e lá fui ter com ela. Encostei-me aos seus joelhos e com ela fiquei,

D. Mimosa estava sentada defronte à grande cômoda onde se via, ao centro, o crucifixo preto com o Santo Cristo branco. Ela levantou-se e, tomando-me ao colo, dirigiu-se à cômoda, tomou o crucifixo, e perguntou-me: "A Dedé sabe quem é?" Não soube responder; a mesma pergunta fez, tomando a piazinha de louça com a Imaculada Conceição, , e também não sabia; mas, quando apontou para o quado da Santíssima Trindade, ah! conhecia, sim, o grande Papai do Céu, a quem eu já queria tanto! Lembro-me perfeitamente, como se fora hoje, da primeira liçãozinha que recebi, aos 4 anos, daquela boa e piedosa senhora, cuja lembrança jamis se extinguiu de minha memória. Que o bom Deus lhe dê a justa recompensa pelo imenso bem que ela fez à minha alma.

Quando eu lhe disse que o Pai Eterno era o Papai do Céu, D. Mimosa, apontando para o crucifixo, começou: "Este também é o bom Papai do Céu. A Dedé se chama Cecy e o Papai do Céu se chama Jesus. Jesus morava no Céu, que Ele fez tão bonito. E, aqui onde Dedé mora, também foi Papai do Céu quem tudo fez para toda a gente. E Papai do Céu disse: «Se toda a gente for boazinha, vou levar todos para o bonito Céu, para morar comigo». Mas quase toda a gente não quis ser boazinha e, por isso, em vez de ir para o Céu bonito, por castigo devia ir para lá para o fundo da terra, cheio de fogo, onde mora o diabo mau.

Papai do Céu, que é tão bom, ficou com pena dessa gente má; então Jesus veio morar aqui na terra para pedir àquela gente que ficasse boazinha e só fizesse o que Papai do Céu mandava. Mas a gente não gostou do bom Jesus, deram n'Ele, judiaram com Ele, mandaram os soldados agarrar Jesus e fizeram uma cruz assim como esta, mas bem grande, e, com uns pregos bem grandes, pregaram, com um grande martelo, o bom Jesus naquela grande cruz. Jesus morreu, depois viveu de novo e se foi outra vez para o Céu.

Mas Jesus é tão bom e ainda gostava tanto daquela gente má que disse assim: «Não faz mal, se toda a gente e também as criancinhas como a Dedé quiserem ser boazinhas, Eu as levarei para o bonito Céu, cheio de anjinhos que podem voar como as borboletas»".




E D. Mimosam  tomando piazinha, continuou: "E Esta moça bonita é a Mamãe do bom Jesus; ela é boa como seu Filho, e foi com Ele para o Céu". Aqui acabou a lição, a grande e profunda lição que tão profundamente se gravou na minha alma infantil, e que por três anos devia servir para o meu guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário