quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Coroinha de São Miguel Arcanjo


A Coroa de São Miguel Arcanjo é um dos exercícios de piedade mais antigos e difundidos pela devoção popular católica. A Coroa é dividida em nove partes e, em cada uma delas, o fiel saúda um dos coros angélicos: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos.

Imenso e incalculável é o número dos anjos do Senhor. “Porventura podem ser contadas as suas legiões?”, pergunta o livro de Jó 5 (25, 3). E o profeta Daniel, abismado, escreveu: “Eram milhares de milhares os que o serviam, e mil milhões os que assistiam diante d’Ele” (Dn 7, 10). 

Porém, no meio da harmonia celestial, Lúcifer vociferou palavras de revolta contra Deus: “Não servirei! Subirei até o Céu, estabelecerei o meu trono acima dos astros de Deus, sentar-me-ei sobre o monte da aliança! Serei semelhante ao Altíssimo!” (cf. Is 14,13-14).

São Miguel retrucou, então, com um brado de fidelidade, no Céu: “Quem como Deus?”

“Quem como Deus?”, milhões de milhões dos espíritos celestes ecoaram o mesmo clamor. “Quem como Deus?”, que em hebraico se diz Mi-ka-el, passou a ser o nome daquele anjo que foi o primeiro a levantar-se em defesa de Deus: Miguel.

“Houve no Céu uma grande batalha” (Ap 12, 7). Luta entre anjos e demônios, do bem contra o mal, da luz contra as trevas. 6 “Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele” (Ap 12, 7).

E o grande dragão, que se chama demônio e Satanás, juntamente com os seus anjos (cf. Ap 12, 8-9), foi precipitado nos abismos tenebrosos do inferno (cf. 2Pd 2, 4).

E enquanto o serafim revoltado era visto “cair do céu como um relâmpago” (Lc 10, 18) e ser condenado ao fogo inextinguível, “preparado para ele e os seu anjos” (Mt 25, 41), São Miguel tornava-se o “gloriosíssimo príncipe da milícia celeste”, como é designado pela liturgia da Igreja Católica.

São Miguel é também o nosso anjo protetor aqui na terra, que nos ajuda na luta contra o pecado e pela salvação das almas. Rezar com frequência a Coroa de São Miguel Arcanjo é um excelente meio de invocar a proteção e o auxílio deste “príncipe da milícia celeste” em nosso combate diário “contra os embustes e ciladas do demônio”.



1. Na medalha de São Miguel: Vinde, ó Deus em meu auxílio, Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai....

2. Saudações aos nove coros angélicos

3. Nas quatro contas perto das medalhas: 
1 Padre Nosso para cada Anjo: São Miguel, São Gabriel, São Rafael e o Anjo da Guarda.

4. Oração Final



São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate; cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e as ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos, e Vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. 
                                            São Miguel Arcanjo, rogai por nós, vinde logo para nos socorrer, e esmagai nossos inimigos. Amém. 






As Orações (Saudações aos nove coros angélicos) podem ser rezadas aqui: http://www.paroquias.org/oracoes/?o=237

Para adquirir a Coroinha, entre em contato com a - Associação Católica Nossa Senhora de Fátima - por email: acnsf@acnsf.org.br ou por Telefone: (11) 2971-9040

Nenhum comentário:

Postar um comentário