segunda-feira, 15 de setembro de 2014

15 de setembro dia As Sete Dores de Nossa Senhora

''Oh dor, oh acerba dor!
Oh que dura solidão oprimiria sem cessar, meu materno coração.''

 

Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa), sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.                                                              

O culto à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria:

1- A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
2- A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
3- O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
4- O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
5- Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz - Stabat Mater  (João, 19, 25-27);
6-  Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
7-  Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).


Coroa das sete dores de Maria Santíssima
Unir-se às dores de Maria é unir-se também às dores de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No início reza-se o Creio, o Pai Nosso e 3 Ave-Marias. Para cada dor de Maria deve-se rezar 1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.



                                                             PRIMEIRA DOR
                                                            Profecia de Simeão

Dor que sofrestes ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada de dor transpassaria o vosso coração 
D/. Mãe de Deus
T/. Ouvi a nossa prece.
(Padre Nosso, 7 Ave Marias, Gloria ao Pai)

Uma dura, aguda espada/ transpassou meu coração
quando do meu filho a morte / profetizou Simeão.

SEGUNDA DOR
Fuga para o Egito

Dor que sofrestes quando fugistes para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus, para o  salvar das fúrias do ímpio Herodes.
D/. Virgem Imaculada
T/. Ouvi a nossa prece
(Padre Nosso, 7 Ave Marias, Gloria ao Pai)

Fugi aflita para o Egito / feria de dor veemente
quando Herodes procurava/ matar meu filho inocente.

TERCEIRA DOR
Perda do Menino Jesus

Dor que sofrestes quando da perda do Menino Jesus por três dias.
D/. Santíssima Senhora
T/. Ouvi a nossa prece.
(Padre Nosso, 7 Ave Marias, Gloria ao Pai)

Quem dirá quanto eu senti / quando sem filho me achei
cercada de mil angústias / três dias procurei

QUARTA DOR
Encontro de Jesus com a Cruz

Dor que sofrestes quando viste o querido Jesus com a Cruz ao ombro, a caminho do Calvário.
D/. Virgem Mãe das Dores
T/. Ouvi a nossa prece.
(Padre Nosso, 7 Ave Marias, Gloria ao Pai)

Quem dirá quanto eu senti / vendo o meu doce jesus
carregar para o Calvário / em seus ombros uma Cruz.

QUINTA DOR
A morte de Jesus na Cruz

Dor que sofrestes quando assistisses à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões.
D/. Meu Jesus, Misericórdia!
T/. Ouvi a nossa prece.
(Padre Nosso, 7 Ave Marias, Gloria ao Pai)

Pecadores redimidos / com o Sangue do Senhor
atendei, olhai se existe / dor igual a minha dor.

SEXTA DOR
Maria Santíssima recebe Jesus Morto

Dor que sofrestes quando recebestes em vossos braços o corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz.
D/. Meu Jesus, Misericórdia!
T/. Ouvi a nossa prece.
(Padre Nosso, 7 Ave Marias, Gloria ao Pai)

Contemplai quanto eu senti / minha angústia, dor e pranto
quando sem vida em meus braços / vi meu Filho Sacrossanto. 

SÉTIMA DOR
Quando Jesus foi sepultado

Dor que sofrestes quando o corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando Vós na mais triste solidão.
D/. Meu Jesus, Misericórdia!
T/. Ouvi a nossa prece.
(Padre Nosso, 7 Ave Marias, Gloria ao Pai)

Oh dor, oh acerba dor / oh que dura solidão
oprimiria sem cessar / meu materno coração.

Ladainha de Nossa Senhora das  Dores

Senhor, tende piedade de nós
Jesus Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade
Jesus Cristo, ouvi-nos
Jesus Cristo, atendei-nos
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade que sois um só Deus,

Santa Maria, rogai por nós
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe crucificada,
Mãe dolorosa,
Mãe lacrimosa,
Mãe aflita,
Mãe abandonada,
Mãe desolada,
Mãe despojada de seu Filho,
Mãe transpassada pelo gládio,
Mãe consumida pelo infortúnio,
Mãe repleta de angústias,
Mãe com o coração cravado na Cruz,
Mãe tristíssima,
Fonte de lágrimas,
Auge do sofrimento,
Espelho de paciência,
Rochedo de constância,
Âncora da confiança,
Refúgio dos desamparados,
Escudo dos oprimidos,
Vencedora dos incrédulos,
Conforto dos miseráveis,
Remédio dos enfermos,
Fortaleza dos fracos,
Porto dos náufragos,
Bonança nas borrascas,
Recurso dos aflitos,
Terror dos que armam ciladas,
Tesouro dos fiéis,
Vista dos Profetas,
Báculo dos Apóstolos,
Coroa dos Mártires,
Luz dos Confessores,
Pérola das Virgens,
Consolação das viúvas,
Alegria de todos os Santos,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R/. perdoai-nos, Jesus.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R/. atendei-nos, Jesus.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R/. tende piedade de nós, Jesus.

Oremos. Velai por nós, defendei-nos, preservai-nos de todas as angústias, pela virtude de Jesus Cristo. Amém.


Em revelação particular a Santa Brígida, devidamente aprovada pela Igreja, Nossa Senhora promete conceder sete graças para quem, cada dia, rezar sete Ave-Marias em honra das suas dores e lágrimas.
Eis as promessas:
  • Porei a paz em suas famílias;
  • Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios;
  • Serão consolados em suas penas e os acompanharei nas suas aflições;
  • Tudo o que pedirem lhes será concedido, contanto que nada se oponha à vontade adorável do Meu Divino Filho e à santificação das suas almas;
  • Irei defendê-los nos combates espirituais contra o inimigo infernal e serão protegidos em todos os instantes da vida;
  • Irei assistí-los visivelmente no momento da morte e verão o rosto da Sua Mãe Santíssima;
  • Obtive do Meu Filho que, os que propaguem esta devoção (às Minhas Lágrimas e Dores), sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois terão todos os seus pecados apagados e o Meu Filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário